Usado por pessoas de qualquer faixa etária, os aparelhos dentários são uma das principais soluções para corrigir problemas bucais que afetam a qualidade da mastigação e a estética ao corrigir o alinhamento dos dentes, trazendo também vários outros benefícios, como combater o bruxismo, o ronco e doenças gástricas.
Porém, na hora de começar a usar aparelho de dentes, é comum surgirem várias dúvidas sobre como cuidar deles e contribuir com o sucesso do tratamento ortodôntico, e foi pensando nisso que elaboramos X dicas ajudar nesse processo, acompanhe!
O primeiro passo para o sucesso no tratamento dentário com aparelhos de dente é contar com um profissional especializado em Ortodontia, formado, capacitado e devidamente credenciado junto ao Conselho Federal de Ortodontia.
Esse cuidado é importante porque um tratamento dentário incorreto pode trazer sérias consequências para a saúde, como infecção, deslocamento dos dentes, doenças gastrointestinais causadas pela mastigação incorreta e aumento de dores nas articulações das mandíbulas.
Uma boa higiene bucal já é um hábito que deve ser seguido a risca pelas pessoas, independente de estar não fazendo um tratamento ortodôntico, mas, ao utilizar aparelhos dentários, esse cuidado deve ser redobrado, adotando hábitos como utilizar aparelhos de dentes específicos para pacientes ortodônticos e escova interdental.
Além disso, se o seu aparelho for móvel, é importante sempre escovar os dentes antes do seu uso, evitando acúmulo de comida e bactérias.
Os aparelhos dentários móveis exigem atenção redobrada na hora da sua limpeza, ajudando a prolongar os benefícios do tratamento sem comprometer a sua saúde.
Além de produtos específicos para cuidar dos aparelhos dentários, é possível utilizar materiais caseiros na limpeza, seguindo esses passos:
Durante o tratamento ortodônticos, é importante parar de comer alimentos muito duros ou pegajosos, que podem afetar a estrutura do aparelho de dentes, quebrando-os e causando uma lesão no dente ou gengiva.
Alguns alimentos que devem ser evitados são:
Uma exceção a ser feita são as maçãs, por serem alimentos saudáveis e que ajudam na saúde bucal, porém, neste caso, é importante comer pedaços bem pequenos, que não exijam esforço extra dos dentes.
Por fim, para que o seu tratamento ocorra de forma tranquila, é importante seguir um plano de acompanhamento junto ao seu ortodontista, serão nessas oportunidades que ele verificará o seu progresso, fazendo pequenos ajustes para aumentar o conforto e reduzir o tempo de uso.
Além disso, também é importante que, nestas visitas, você relate eventuais problemas que tenha enfrentado com os aparelhos, como dores e desconfortos.
Seguindo as nossas dicas, você garante um tratamento ortodôntico de sucesso, recuperando em pouco tempo a qualidade de sua mastigação e ganhando um sorriso saudável.
Cirurgião Dentista - CRO/SP 111.019
Cirurgião Dentista - CRO/SP 111.019